Militares do Exército e voluntários fazem mutirão para reerguer parreirais após temporais na Serra Gaúcha; VÍDEO
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Militares do Exército fazem mutirão para reerguer parreirais após chuva na Serra do RS
Militares do Exército, equipes da prefeitura, voluntários e agricultores trabalham juntos há pelo menos uma semana para reerguer parreirais derrubados pelos temporais dos últimos dias em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. Veja o vídeo acima.
De acordo com a prefeitura, pelo menos 20 propriedades foram afetadas pela chuva, em uma área superior a 23 hectares.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O mutirão concentra esforços em 10 propriedades localizadas nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty. Os trabalhos devem seguir até que todos os parreirais sejam recuperados.
Segundo o secretário Luis Carlos de Mari, o fenômeno climático "avariou vários parreirais que estão carregados de uva para a colheita."
"Estamos auxiliando desde o fim de semana com as subprefeituras para manter as estruturas fixas para a vindima", completa.
Militares do Exército ajudaram a reerguer parreirais após tempestade em Bento Gonçalves
Maria Fernanda Chaves/Agência RBS
Dois tornados em 15 dias
A região da Serra do RS foi atingida por dois tornados em um intervalo de 15 dias, segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual, entre 9 e 24 de dezembro.
Cidades como Flores da Cunha, que fica 50 km distante de Bento Gonçalves, e Farroupilha, a cerca de 20 km, registraram estragos por conta das chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com a Climatempo, as rajadas provavelmente superaram 100 km/h, com base no padrão de danos visto no interior de Farroupilha, que foi a área mais atingida.
Em Flores da Cunha, pelo menos 80 casas foram danificadas e cerca de cinco mil imóveis ficaram sem energia elétrica, segundo a gestão municipal.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS