Laudo aponta presença de bactéria em tortas frias vendidas no Natal, em Pelotas; 77 pessoas tiveram gastroenterite após consumo
30/12/2024
Documento atesta a presença da bactéria Estalococos coagulase positiva, que, em grandes quantidades, pode causar diarreia e vômito. Torta fria consumida em Pelotas; clientes apresentaram gastroenterite
Reprodução/RBS TV
Ao menos 77 pessoas apresentaram gastroenterite após o consumo de tortas frias compradas na mesma lancheria em Pelotas, no Sul do RS, nos festejos de Natal. Um laudo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, divulgado nesta segunda-feira (30), apontou a presença da bactéria Estalococos coagulase positiva no alimento.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A bactéria é responsável especialmente por infecções de pele, mas, quando ingerida, pode resultar nos mesmos sintomas do consumo de comida estragada, como diarreia e vômito, segundo a gestora médica do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Ernesto Dornelles, Stephanie Scalco. Até o momento, 92 pessoas relataram sintomas após consumir a torta.
"Essa bactéria é bem comum, não é rara. Agora, como isso foi parar na torta fria, daí eu não tenho nem ideia. Provavelmente, talvez alguém que tenha preparado a torta, estivesse contaminado com essa bactéria nas mãos ou tivesse com algum ferimento", afirma a infectologista.
Família sentiu 'gosto estranho' em bolo de Natal no RS; três pessoas morreram e presença de arsênio é investigada
A bactéria também está associada à gastroenterite, identificada nos consumidores.
O laudo revela que os pesquisadores farão uma nova investigação para identificar a presença de toxinas, o que poderia explicar os sintomas.
LEIA TAMBÉM
Família sentiu 'gosto estranho' em bolo de Natal no RS; três pessoas morreram e presença de arsênio é investigada
O g1 procurou a Circulu's Lanches, responsável pelo lanche, que disse não ter tido acesso ao laudo e que aguarda a conclusão das apurações para se manifestar de forma definitiva. Veja abaixo a nota na íntegra.
Intoxicação por alimento em Pelotas
Sintomas de intoxicação alimentar
A investigação do caso começou depois que 22 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas característicos de intoxicação alimentar. Todas relataram o consumo da torta. Dois casos foram denunciados à Vigilância Sanitária.
Apesar dos sintomas, todas as pessoas estão se recuperando, e nenhuma precisou ser internada.
A Vigilância Sanitária coletou amostras de maionese, azeitona e palmito recolhidas na Circulu's Lanches. Duas metades de tortas frias consumidas por clientes que apresentaram sintomas foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).
A Vigilância também ouve clientes que consumiram os alimentos, tanto os que tiveram sintomas quanto os que não apresentaram sinais de intoxicação.
A orientação para quem sentir desconforto gastrointestinal após consumir os produtos é procurar atendimento médico e informar sobre o consumo.
Nota da lancheria (31de dezembro)
"Fomos novamente surpreendidos pela noticia divulgada na imprensa sobre a conclusão de um laudo técnico ao qual, até o momento, não tivemos acesso. Esclarecemos, desde já que as amostras das tortas mencionadas foram recolhidas nas residências dos clientes, e não na sede da empresa como foi noticiado. Todas as tortas foram produzidas sob encomenda e entregues no dia 24/12/2024, não havendo mais unidades do produto em nosso poder após esta data. Na empresa, a Vigilância Sanitária recolheu os insumos utilizados na preparação dos alimentos e a lista de clientes que adquiriram as tortas.
As investigações e análises seguem em andamento, conduzidas pela Vigilância Sanitária e por nossa equipe interna. Enquanto aguardamos a conclusão dessas apurações, não podemos nos manifestar de forma definitiva. Reafirmamos, no entanto, que estamos acompanhando o processo com grande expectativa e que, tão logo tenhamos acesso ao resultado final, prestaremos todos os esclarecimentos necessários, com total transparência.
Ao longo de quase 34 anos de história, nosso compromisso sempre foi com a qualidade e a segurança dos alimentos. Trabalhamos com insumos de procedência garantida, seguimos rigorosamente as normas sanitárias e realizamos exames clinicos regulares com nossos colaboradores. Esses cuidados refletem nossa responsabilidade com a saúde de quem confia em nossos produtos.
Estamos profundamente consternados com essa situação e com o impacto que ela teve em alguns de nossos clientes. Essa é uma circunstância inédita em nossa trajetória, e estamos empenhados em colaborar plenamente com as autoridades sanitárias, além de buscar formas de minimizar os danos que possam ter sido causados
Agradecemos pela paciência e compreensão de nossos clientes neste momento. Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, a qualidade e a segurança de nossos produtos. Seguiremos à disposição para quaisquer esclarecimentos e, em breve, traremos uma resposta definitiva, baseada nos resultados oficiais das investigações."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS