João Chagas Leite, músico que morreu aos 80 anos, foi símbolo de superação e dono de repertório com 300 composições
12/11/2025
(Foto: Reprodução) João Chagas Leite toca 'Bem Te Vi' e 'Desassossego'
O músico nativista João Chagas Leite morreu aos 80 anos após complicações em decorrência de um câncer. Ele estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), na Região Norte do RS. O cantor e instrumentista será sepultado às 9h desta quarta-feira (12), no Cemitério Pio XII.
Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, João Chagas Leite era dono de um repertório de cerca de 300 composições, entre eles sucessos como "Ave Sonora" e "Campo, Pampa e Querência". O hit "Desassossegos" soma 4,1 milhões de reproduções em uma plataforma digital.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao longo de sua trajetória de mais de cinco décadas na música tradicionalista, o artista foi vencedor de 13 festivais do segmento. Leite havia anunciado a volta aos palcos em maio, depois de dois anos afastado para tratamento contra a doença.
"Subir num palco, levar aquela música esperada pelas pessoas que rezaram muito, vibraram muito comigo, é emocionante", disse, na época.
Leite tinha uma deficiência física na mão esquerda. A condição o obrigou a executar o violão de forma invertida, até aprender a utilizar um dedal para tocar.
A prefeitura de Uruguaiana, terra natal do músico, decretou luto oficial de três dias no município. "Uma grande perda. Dia triste para todos nós", publicou nas redes sociais.
Músico nativista João Chagas Leite morreu aos 80 anos
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS