Cidade mais italiana do Brasil: conheça Antônio Prado, premiada na ONU e com disputa de quem come mais tortéis
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Conheça Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil
Antônio Prado, município da Serra com cerca de 13 mil habitantes, tem muitos talentos: acolhedor e com vocação para receber turistas, reúne a tradição dos imigrantes italianos, a preservação cultural e a gastronomia típica (e farta).
No Centro da cidade, 48 casarões históricos tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), construídos entre 1886 e 1945, contam a história de gerações. A preservação dos costumes rendeu ao município o título de cidade mais italiana do Brasil, com o maior conjunto arquitetônico da imigração no país.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Um dos costumes trazidos pelos imigrantes e mantidos na cidade é a simbologia dos sinos. Na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, os sinos são tocados manualmente por coroinhas da igreja ao meio-dia e às 18h. No último horário, acontece também a execução da oração da Ave Maria, transmitida por caixas de som do alto das torres e ouvida em todo o centro da cidade.
Antônio Prado, no RS
Divulgação/ Edivan Rosa, Maicon Hinrichsen e Guilerme Lovatel
Em outubro, o município recebeu o selo de uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo, concedido pela ONU Turismo. O reconhecimento destaca vilas e pequenos municípios como exemplos de sustentabilidade, inovação e inclusão social no turismo.
No entanto, não é recente o destaque mundial da cidade. A preservação histórica fez de Antônio Prado cenário de diversos filmes e séries, como em "O Quatrilho", que rendeu ao país a indicação ao Oscar em 1995. Entre as produções recentes, a série "Desalma", do Globoplay, também foi filmada na cidade gaúcha.
FenaMassa
Jornal do Almoço em Antônio Prado na Fenamassa
Mais informações sobre o festival
Neste mês, o município vive um dos momentos mais esperados pela comunidade e região, a FenaMassa, realizada a cada dois anos. O evento chega à sua 9ª edição, celebrando a cultura italiana e o amor por um dos pratos mais amados do mundo: a massa. Ao longo da programação, que segue até o dia 23 de novembro, serão mais de 50 combinações de cortes e molhos, jogos típicos e muitas atrações musicais.
Na festa, acontece uma disputa que mobiliza moradores e desafiantes de cidades vizinhas: a competição de quem come mais tortéis. Em 2023, o grande vencedor foi o pradense Diogo Baldin, que comeu 158 unidades, o que corresponde a 2,7 quilos de tortéis. No feito, ele superou o então campeão, que ficou em segundo lugar, com 125 unidades.
Diogo Baldin, vendedor da competição de quem come mais tortéis na FenaMassa, em 2023
Divulgação/ FenaMassa
A disputa de 2025 está marcada para o próximo sábado, 15 de novembro, na Praça Garibaldi, localizada no Centro de Antônio Prado.
FenaMassa, em Antônio Prado
Divulgação/ FenaMassa
VÍDEOS: Tudo sobre o RS